O que é o fenômeno Backdraft?

É a explosão decorrente da entrada repentina de ar, num ambiente pouco ventilado, com grande concentração de gases aquecidos, e com fogo em estado de latência.

As principais condições que indicam uma situação de “backdraft”:

− Fumaça sob pressão, num ambiente fechado;
− Fumaça escura, tornando-se densa, mudando de cor (amarronzada e amarelada) e nunca abra o ambiente repentinamente pois poderá causar uma explosão
− Calor excessivo do ambiente (pode ser percebida pela temperatura da porta)

SIGNIFICADO DAS CORES DA FUMAÇA EM UM INCÊNDIO

A cor da fumaça serve de orientação prática para indicar o tipo de material que está sendo decomposto na combustão:

– FUMAÇA BRANCA ou CINZA CLARA: Nos indica que há uma queima de combustível comum. Ex. Madeira, Tecido, Papel, Capim, etc. Combustão completa com rápido consumo do combustível e boa quantidade de comburente (oxigênio).
– FUMAÇA NEGRA ou CINZA ESCURA: É originária de combustão incompletas, geralmente produtos derivados do petróleo, tais como graxas, óleos, pneus, plásticos, etc. Combustão que se desenvolve em altas temperaturas, geralmente com deficiência de Comburente (oxigênio).
– FUMAÇA AMARELA, MARRON ou VERMELHA: Nos indica a queima de combustível com gases altamente tóxicos. Ex. Produtos Químicos.

Como podemos lhe ajudar ? Entre em contato conosco.

Rede de Especialistas – SCI

Somos uma equipe de especialistas que se dedica a informar os profissionais de engenharia, arquitetura e profissionais técnicos em busca da atualização constante de seus conhecimentos.