Qual é a diferença de Deflagração ou Detonação?

Explosões são caracterizadas por ondas de pressão ao seu redor e são classificadas de acordo com essas ondas. Em caso de ondas subsônicas, tem-se uma DEFLAGRAÇÃO, em caso de ondas supersônicas (ondas de choque), tem-se uma DETONAÇÃO

DEFLAGRAÇÃO🔥

 

O fogo diário e a maioria das explosões controladas são exemplos de deflagração, ou seja, queima radialmente para fora e requer combustível para se espalhar. Se não houver combustível, o fogo simplesmente se extingue. A velocidade com que a deflagração se move depende da qualidade do combustível disponível.

DETONAÇÃO💥

Quando uma reação de decomposição ou reação combinada libera muita energia em um intervalo de tempo muito curto, pode ocorrer uma explosão. Uma detonação é uma forma dramática, muitas vezes destrutiva, de explosão. Embora seja tecnicamente uma forma de reação de oxidação, uma detonação não requer combinação com oxigênio. Moléculas instáveis liberam energia considerável quando se dividem e se recombinam em novas formas.

Exemplos de produtos químicos que produzem detonações incluem qualquer alto explosivo, como: Nitrato de amônio, Nitrato de potássio, Clorato de potássio.

Nitrato de Magnésio, Bromato de Sódio, Nitroglicerina, Ácido Pícrico

PRODUTOS OXIDANTES #NFPA430 NFPA

Como podemos lhe ajudar ? Entre em contato conosco.

Rede de Especialistas – SCI

Somos uma equipe de especialistas que se dedica a informar os profissionais de engenharia, arquitetura e profissionais técnicos em busca da atualização constante de seus conhecimentos.